segunda-feira, 20 de abril de 2009

O começo de tudo

Até meados de Abril, eu estava cursando Ciências da Computação na Uni-BH, e o plano era estudar inglês em outro país. Mas em algum tempo percebi que estava no curso errado, não tinha ideia nenhuma do que fazer. Então uma de minhas irmãs me sugeriu fazer o intercâmbio naquele momento, a sugestão dela não poderia ter sido melhor, com 15 dias rodei praticamente todas as agências de intercâmbio de Belo Horizonte. Meu carro vivia lotado de brochuras, orçamentos, guias de viagem. A ideia era embarcar no meio do ano, mas para isso ainda tinha que comunicar aos meus pais. Um dia cheguei em casa, joguei os orçamentos na mesa e pedi pro meu pai se sentar comigo e ver se seria viável ou não. Meus pais nunca foram opostos ao meu intercâmbio, mas não acreditavam muito que eu realmente teria de coragem de ir. 
A proposta estava feita, venderia meu carro e pagaria o intercâmbio, mas ai veio a dúvida mais comum entre os intercambistas: "Para onde eu vou?", eu tinha pego orçamentos para todos os países imagináveis, Irlanda, Escócia, Inglaterra, Austrália, Nova Zelândia, Canadá e até pra Malta! Como eu iria convencer meus pais, se eu ainda não estava certo das minhas escolhas. Então eu comi guias de viagem, li blogs e mais blogs, li coisas no orkut, perguntei para alguns amigos a opinião deles.
Depois de pesar todos os prós e contras cheguei a um Veredicto (meio incerto e duvidoso, mas cheguei), Londres! OK! Destino escolhido agora eu tinha plenas condições de argumentar com qualquer pessoa sobre a minha escolha, afinal eu li absolutamente tudo o que encontrei sobre os destinos que eu tinha interesse. Mas na empolgação com a possibilidade de fazer um intercâmbio, me esqueci de alguns pontos negativos londrinos, que só fui constatar mais tarde, através de uma amiga que morava lá. E quais eram esses pontos? Bom eles não são necessariamente negativos, isso depende como você os encara, eu encarava como uma pedra de uma tonelada no sapato. Os pontos eram esses:
  • Londres é uma megacidade, e como toda megacidade, a vida teria um "que" de estresse.
  • Londres é uma cidade incrivelmente cosmopolita, você vê gente de toda parte do mundo, árabes, indianos (os donos da cidade), africanos, Brasileiros (e como tem brasileiro, são mais de 500.000), enfim, gente de tudo que é lugar, menos da Inglaterra.
  • Custo de vida elevado.
  • Quantidade de intercambistas Brasileiros.
É, Londres realmente seria fora de cogitção, mais uma vez eu tinha a famigerada dúvida do meu destino. A esta altura do campeonato, eu já tinha convencido meus pais de que eu estava certo que iria estudar em outro país, então meu pai foi comigo a uma agência, e foi nos apresentado uma cidade chamada Newcastle. A única coisa que eu conhecia daquele fim de mundo era o time de futebol, Newcastle United, e nada mais. No começo eu ignorei, meu cérebro só conseguia enxergar as cidades grandes como o local ideal para se viver. Meu pai gostou da cidade e achou o curso interessante, mas eu ainda resistia argumentando que era uma cidade de interior que não tinha nada para se fazer. 
O fato é que eu não queria ir para outro lugar a não ser Londres, eu já tinha usado todos os meus argumentos e no fim acabei cedendo ao meu pai e procurei saber sobre Newcastle. Para minha surpresa, Newcastle não era um vilarejo qualquer. A cidade tinha sido eleita por algumas revistas britânicas como a de melhor vida noturna, o custo de vida não era alto, tinha um aeroporto com voos para toda a Europa, um shopping que é o maior da Europa, um sistema de transporte invejável além de ser bem simpática. PRONTO! Eu tinha encontrado o lugar ideal para passar meus próximos 12 meses.

2 comentários:

  1. Você chegou a um ponto muito interessante que eu procurava, vida noturna e shopping! Como eu ja disse na comunidade do intercambio, suas dicas estão sendo muito importantes! E por favor, continue postando suas experiencias e ponto de vista, são realmente importantes! Sara

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Sara! Eu criei este blog justamente para tentar esclarecer algumas duvidas que muitas pessoas tem em relação a estudar no exterior. Continue comentando porque desta maneira saberei se o blog esta tendo acessos.

    ResponderExcluir