quarta-feira, 22 de abril de 2009

O VISTO!

VISTO, só de ouvir esta palavra já ficava com o fiofó na mão. Talvez esta seja a parte mais dramática para a preparação da viagem, acho que nunca senti tanto medo de algo dar errado, nem quando minha avó fez uma cirurgia arriscada na coluna.
A responsável pela minha agência tinha ficado de preencher o formulário comigo, o que foi excelente, porque o formulário era todo em inglês e eu andava meio enferrujado na época. Bom o formulário tinha todas as perguntas que eu imaginava, mas uma parte em especial me chamou a atenção, era a parte dedicada ao terrorismo. Sim meus amigos, no formulário perguntam se você é um terrorista, se faz parte de uma organização terrorista, se você já fez curso de terrorismo e outras coisas no minímo hilárias. Mas o formulário é bem tranquilo, o que eles basicamente querem saber é se você tem condições de bancar os estudos e os custos deles, independentemente de trabalhar ou não, durante todo a sua estada no Reino Unido. Tem algumas perguntas sobre o que você pretende fazer depois que terminar o curso, enfim, tem tudo aquilo que é essencial para saber se você vai apenas estudar ou se pretende emigrar.
Após preencher o formulário, você agenda uma data para levar toda a sua papelada. Separar a papelada é muito importante, você precisa provar para o consulado que sua passagem pelo Reino Unido é passageira, e que você tem boas condições financeiras para se sustentar. O que eu recomendo levar é:
  • Documento expedido pela sua Universidade/Escola/Local de trabalho, dizendo que você está vinculado a estes locais;
  • Extrato da sua conta corrente dos últimos 6 meses, das aplicações, poupança e etc. Caso alguém vá te bancar, você tem que por isso no formulário, e levar os extratos da pessoa;
  • Declaração de Imposto de Renda, vale a mesma regra citada acima;
  • Se você for logo depois de terminar o colégio, lembre-se do Histórico Escolar;
  • Comprovante da matrícula do curso;
  • Passagens aéreas ou recibo das mesmas;
  • Se você não pagar a taxa pelo site, lembre-se de levar o valor em DINHEIRO VIVO;
  • Comprovante da acomodação;
  • Passaporte, se você tiver algum passaporte antigo com vistos manda também;
  • Foto 3x4, eu não lembro quantas;
  • Dinheiro vivo para pagar o custo do sedex, que eles enviarão com os seus documentos.
Como vocês viram é bocado de coisa (acho que faltou algo ainda, se eu lembrar eu posto aqui). 
Como em Belo Horizonte não tem o escritório da empresa responsável em recolher a papelada, eu tive que ir ao Rio de Janeiro. Então no dia 12/09/2008 acordei de manha bem cedo, entrei na minha caranga velha e me dirigi ao longínquo Aeroporto de Confins de onde embarcaria para o Galeão. Peguei o voo as 8:40 e ás 9:30 estava chegando no Rio, como eu estava agendado apenas para 14:30, decidi matar meu tempo perambulando pelas lojinhas e terminais do aeroporto. 
As 14:30 em ponto já estava dentro do escritório apenas esperando ser chamado. Eu achava que faria alguma entrevista ou algo do tipo, mas não teve nada disso! Apenas assinei e preenchi alguns papéis, entreguei minha papelada e depois aguardei para tirarem minhas impressões digitais. No fim das contas foi excelente, porque consegui pegar um voo anterior ao meu e cheguei em casa bem mais cedo.
Mas agora que a parte aterrorizante da preparação da viagem chega. O consulado tem um prazo de 20 dias úteis para te enviar o passaporte com a resposta! Quando a mulher do escritório me disse isso a primeira coisa que pensei foi: "PUTA QUE PARIU! Não é possível que eles vão fazer isso comigo". Felizmente o sedex chegou em 6 dias. Entendam que naquela momento eu já não tinha mais unhas, estava mais impaciente e nervoso do que nunca...se eu tivesse que esperar mais um dia acho que começava a roer as unhas do pé!
Como o envelope continha documentos, eu tinha que ir até os correios para assinar uns comprovantes e pegá-lo. Saí da agência com o envelope na mão e o coração disparado, sentei no carro, respirei fundo umas 4 vezes e abri o envelope. Peguei o passaporte la dentro, respirei fundo de novo, e abri. Logo em seguida soltei um grito:
-CAAAAAAAAARRAAAAAAAAAAALLHHOOOOOOO!
Logo em seguida olhei pro passaporte de novo e gritei mais uma vez:
-PUUUUUUTTAAAAAAAAAAA QUEEE PAAAARRIIIIIIIIIUUUUUUU! POOOOOOOORRRAAAAAAAAAAAAAAAAAA!
Aí peguei o telefone e liguei pra Deus e todo mundo. Meu pai foi a primeira vitima, segue o começo do telefonema:
- Alô!
- Pai, tudo bom?
- Tudo...aconteceu alguma coisa?
- Aconteceu pai...
- Fala meu filho!
- O envelope do consulado chegou ee...
- Desembucha João!
- ee...EU PEGUEI O VISTO PORRRAAAA!
- PUTA QUE PARIU!
Esse dia foi foda! E já que eu tinha o visto, não faltava mais nada para concluir um dos meus sonhos. Só me restava fazer as malas e esperar a data do embarque.
***AHH SÓ UMA OBSERVAÇÃO RÁPIDA, O VISTO SÓ É NESCESSÁRIO SE VOCÊ FOR FICAR POR UM PERÍODO LONGO.

Um comentário: